FILHOS DE IMPÉRIO E PÓS-MEMÓRIAS EUROPEIAS
FILHOS DE IMPÉRIO E PÓS-MEMÓRIAS EUROPEIAS
MENU

CONSULTORES

 
Eduardo Lourenço

CONSULTOR EMÉRITO

Eduardo Lourenço nasceu a 23 de Maio de 1923, em S. Pedro de Rio Seco, concelho de Almeida, distrito da Guarda. É o filho mais velho (de sete) de Abílio de Faria, oficial do Exército, e de Maria de Jesus Lourenço. Frequenta a Escola Primária na sua terra natal. Depois ingressa no Liceu da Guarda e termina os seus estudos secundários no Colégio Militar em Lisboa. Frequenta o Curso de Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra onde conclui a Licenciatura no dia 23 de Julho de 1946, com uma Dissertação com o título "O Sentido da Dialéctica no Idealismo Absoluto. Primeira parte".

Entrevista | 31 jul 2017, Público

 
Helder Macedo

CONSULTOR EMÉRITO

Helder Macedo, reconhecido poeta, romancista e ensaísta, licenciou-se em Literatura e História (1971) e doutorou-se em Letras (1974) no King’s College da Universidade de Londres, onde começou a lecionar em 1971.

É Emeritus Professor do King´s College, na Universidade de Londres (desde 2005), onde foi titular da cátedra Camões (1982-2004), função que acumulou com a de diretor do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros (King’s College, até 1991), diretor associado do Instituto de Estudos Românicos, fundador e editor da revista Portuguese Studies (1985-2004) e membro da Academia de Ciências de Lisboa e do King’s College, assim como Comendador da Ordem de Santiago da Espada.

Em Portugal, é investigador associado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, foi Director-geral dos Espectáculos (1975) e Secretário de Estado da Cultura (1979).

Professor visitante da Universidade de Harvard (1981-82) e de várias universidades em França, Espanha e Brasil, esteve como professor e escritor residente em Berkeley, Califórnia.

Os seus interesses de investigação incluem a arte da ficção e da poesia, literatura e cultura britânica e portuguesa e pintura portuguesa contemporânea. É autor de uma extensa e marcante obra, podendo ser organizada entre a crítica, o ensaio, a poesia e a ficção.

 
José Luandino Vieira

CONSULTOR EMÉRITO

José Luandino Vieira nasceu a 4 de Maio de 1935, na Lagoa do Furadouro, Portugal. Filho de Joaquim Mateus da Graça Júnior, sapateiro, e de Maria Alice Vieira, foi em Angola que cresceu, viveu e lutou. Pela sua atividade política contra o colonialismo português foi preso logo no início das lutas pela independência. De 1961 a 1964 cumpriu pena em várias cadeias na cidade de Luanda: Pavilhão Prisional da PIDE (PPPIDE), Cadeia do Comando da PSP e Cadeia Comarcã; em 1964 foi enviado para o Campo de Trabalho de Chão Bom, Tarrafal, Cabo Verde, onde permaneceu até 1972, sendo posteriormente transferido para Lisboa em regime de residência fixa até 1974. Com a independência de Angola e pelos serviços prestados à pátria, tornou-se cidadão angolano.

Durante os 12 anos de cárcere José Luandino Vieira escreveu grande parte da sua obra ficcional e coligiu um importante acervo de apontamentos, diário e cartas onde o cárcere se constituiu como um espaço da luta anticolonial durante o tardo colonialismo português e um lugar de pensamento e de reflexão sobre a importância da cultura e da história na perceção da existência da nação angolana.

 
Ana Maria de Medeiros

CONSULTORA

Ana Maria de Medeiros licenciou-se em Ciências Políticas e Francês no Boston College. Em 1986 estudou em Paris, no Sciences Po e no Middlebury Colllge e obteve um master em Francês. No regresso a New England terminou o seu doutoramento sobre a obra de Margerite Yourcenar e começou a lecionar em Boston. Durante os seus estudos recebeu bolsas de estudo que lhe permitiram frequentar durante dois anos a Ecole Normale Supérieure em Paris, durante os quais completou um D.E.A sobre a obra de Colette sob orientação de Julia Kristeva. Antes de integrar o King’s College, em 2015, como Diretora do Centro de Línguas Modernas, lecionou principalmente sobre a obra de escritoras francófonas e lusófonas contemporâneas em várias universidades da América do Norte e da Europa. Recentemente foi nomeada Diretora Académica da Universidade de Kent, Paris. 

 
Francisco Bethencourt

CONSULTOR

Francisco Bethencourt é Professor Charles Boxer de História no Departamento de História do King's College, Universidade de Londres. É uma referência incontornável na História do mundo de língua portuguesa. Tem sido cocoordenador e consultor no Kings’ College dos protocolos com o Instituto Camões e outras entidades portugueses. Entre 2006 e 2008 foi diretor do departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros. Atualmente é membro do Comité do Corpo Docente no Kings’ College e é membro de conselhos consultivos de institutos de História em Londres, Paris e Lisboa. Organizou e coorganizou vinte livros e números temáticos de revistas científicas. Em 2015 publicou o livro Racismos. Das Cruzadas ao século XX. Integra o conselho consultivo de várias revistas científicas portuguesas, espanholas e brasileiras e tem sido orientador e consultor de vários programas doutorais em Londres, Leiden, Bolonha e Coimbra.  

 
Phillip Rothwell

CONSULTOR

Phillip Rothwell é Professor de Português da Cátedra King John II na Faculdade de Línguas Medievais e Modernas, na Universidade de Oxford. É especialista em literaturas e culturas de Portugal e da África Lusófona. Valoriza a teoria psicanalítica como ferramenta para desenvolver a compreensão da cultura portuguesa e dos seus legados/ impactos imperiais. Uma referência nos estudos sobre o escritor moçambicano Mia Couto e o autor angolano Pepetela. A sua investigação atual debruça-se sobre a negação/ desresponsabilização como discurso estruturante no colonialismo português.